Notícias

27/09/2011 - VI Concurso de Carcaças Angus finaliza com número recorde de animais inscritos, qualidade e uniformidade
O VI Concurso de Carcaça Angus promoção da Associação Brasileira de Angus (ABA) em parceria com o Grupo Marfrig, realizou neste final de semana o abate técnico e julgamento de classificação com um total de 553 machos Angus e Cruza Angus de 14 criatórios do Rio Grande do Sul participantes do Programa Carne Angus Certificada, divididos em 24 lotes.
Segundo Fábio Medeiros, subgerente da ABA - Programa Carne Angus Certificada, o número de participantes foi superior a todos os outros anos. “Além de mostrar o potencial da Raça Aberdeen Angus para produção de carne de qualidade, o concurso de carcaça teve também como objetivo levar o produtor até a indústria para que ele pudesse ver in loco como a certificação é conduzida na prática”.

Para Diego Brasil, gerente de fomento do Grupo Marfrig no Rio Grande do Sul, o concurso é um sinal claro da evolução do fomento que a ABA e o Marfrig desenvolvem junto aos produtores. “Tivemos a grata constatação que a qualidade dos animais esta de acordo com os conceitos da produção de valor agregado que prezamos. Ganhamos muito com esse concurso, por meio do qual aproximamos o produtor da indústria”, explica.

Na categoria Angus Definido, o grande campeão foi o lote do pecuarista Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Melo, da Estância Santa Eulália (Pelotas – RS). Esse é o terceiro ano consecutivo que o produtor ganha o concurso de carcaças. “Estou colhendo os louros de uma vida toda de seleção. Para o abate selecionei os animais que apresentavam potencial de alta produção de carne. E esse prêmio indica que estou no caminho certo da minha produção”, disse Melo, explicando que uma seleção correta, um manejo adequado e preocupação com a sanidade são suficientes para um bom plantel.

Já na categoria Cruza Angus, o lote Grande Campeão foi do produtor José Azhaury Macedo Linhares, da AML Agropecuária (Manoel Viana - RS), que assim como Melo, participa do programa de carnes da ABA desde seu início, em 2003. “Procuramos trazer um lote homogêneo, com um acabamento de gordura uniforme e do mesmo tamanho” relata Marcelo Linhares, um dos titulares da empresa.

Além desse prêmio, a AML Agropecuária também ganhou o título de Reservado Campeão na categoria Angus Definido. “Ganhar esse concurso é o resultado do nosso trabalho, uma amostragem do que vendemos e da genética que produzimos”, fala Marcelo, que já esteve em outras quatro edições do evento e que ganhou como Campeão Angus Definido no 2º concurso, em 2007.

Na categoria cruza Angus, o Reservado Campeão foi o lote da Cabanha Santo Augusto (Restinga Seca - RS), do produtor Fernando Santos, participante do Programa Carne Angus desde 2004.

A avaliação do concurso segue a rotina normal do abate de carcaças no frigorífico. Os pontos são compilados de acordo com as características de interesse econômico avaliadas no dia a dia da indústria. João Souza, Certificador da associação, que participou de todas as edições do concurso, explica que a padronização é a grande diferenciação dos vencedores. Souza observa que a cada ano o concurso apresenta lotes mais uniformes e de melhor qualidade. “A cada edição vejo mais e mais produtores na indústria acompanhando os abates Angus” acrescenta referendando a importância da presença do produtor na indústria para melhor entendimento do negócio da carne.

A participação de novos produtores no concurso e a superior qualidade e uniformidade dos lotes fizeram a disputa ser totalmente acirrada. Os lotes campeões tiveram peso médio de 260kg, excelente acabamento e ótima conformação. “O prêmio adicional ao valor normal para o produtor vencedor fomenta a visão da produção de carne de qualidade e coroa a dedicação do pecuarista campeão. Além de mostrar ao publico produtor que é possível chegar à excelência na qualidade da carcaça”, explica Diego Brasil.

Jorge Torelly, da AML Agropecuária (Manoel Viana - RS) foi um dos produtores que acompanharam todo o processo de tipificação, abate e certificação no frigorífico. “Estar presente na indústria é a forma prática de acompanhar o que produzimos no campo. A iniciativa da associação em aproximar o produtor ao mercado consumidor, identificando o que o ele quer, vem ao encontro de nossas expectativas”, explana o pecuarista emendando que a cada ano que passa o mercado está mais exigente e o concurso segue a linha dessa exigência.

Diego Brasil afirma que o concurso e suas diversas edições mostram a evolução dos conceitos e e sistema de criação de angus gaúcho. E Medeiros finaliza as atividades do VI Concurso de Carcaças sabendo que os objetivos principais do evento foram cumpridos, “demonstrar o potencial da raça Angus para produção de carne de qualidade, valorizar o trabalho dos produtores do Programa Carne Angus, integrar produtores e indústria e proporcionar a troca de experiência entre os participantes do evento e também destes com os profissionais da indústria frigorífica”.

Fonte: ABA - Fotos: Miguel Araújo

V Concurso de Carcaças Angus – recorde de volume e qualidade
Com número recorde de animais Angus abatidos, o V Concurso de Carcaças Angus foi um verdadeiro show de qualidade e padronização.

Em um dia de abate que entrará para a história da raça no RS, 500 animais Angus jovens de excelente qualidade foram abatidos, no dia 23 de setembro de 2010, na unidade Bagé do Frigorífico Marfrig – parceiro da Associação Brasileira de Angus (ABA). O número expressivo de animais jovens e a excelente qualidade dos lotes impressionou todos os participantes e profissionais presentes no abate, tanto pela uniformidade, acabamento, como também pelo peso médio de carcaça de 262 kg. Participaram 16 lotes de animais de 10 produtores da raça Aberdeen Angus.

A Estância Santa Eulália (Pelotas/RS), de Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello, foi a grande vencedora nas categorias Macho Angus Definido e Fêmea Angus Definida do V Concurso de Carcaças Angus, ao conquistar o Grande Campeonato pelo segundo ano consecutivo. “A vitória neste ano possui um significado especial, uma vez que tivemos competição acirrada com animais padronizados de excelente qualidade”, afirma Mello, ao elogiar a qualidade de todos os lotes participantes. Como reservado grande campeão na categoria Angus Defnido, a vitória ficou com a empresa Banhado Parceria Agrícola/Pecuária – Angus Junquero (Aceguá/RS). O terceiro melhor lote foi para as estâncias AML Agropecuária (Santana do Livramento e Manoel Viana/RS), de Jose Azhaury Linhares.
A Estância Formosa (Bagé/RS), da Parceria Agropecuária Jacinto Cantão, venceu na categoria Macho Cruza Angus. Ronaldo Cantão, um dos proprietários, comemora a vitória no concurso, lembrando que os animais vitoriosos são criados 100% a pasto, de produção própria iniciada pelo grupo em 1997. “A iniciativa da ABA em parceria com o Frigorífico Marfig cria um rumo com características genéticas a serem buscadas pelos selecionadores Angus”, destaca.
 
A Pulquéria Agropecuária (São Sepé/RS), de Fernando Costa Beber, obteve a premiação Fêmea Cruza Angus. O concurso é uma importante iniciativa, organizada pela Associação Brasileira de Angus (ABA) para valorização da raça Angus, afirma o criador, ao destacar que o evento incentiva selecionadores gaúchos na produção da marca de carne reconhecida mundialmente.
Segundo o jurado da ABA, João Hermes Souza, os lotes campeões de categoria apresentaram, neste que foi o maior Concurso de Carcaças Angus de todos os tempos, padrão de carcaças excelente, com qualidade desejada pela indústria frigorífica.  De acordo com Fábio Medeiros, que é subgerente da ABA – Programa Carne Angus Certificada, a competição foi extremamente acirrada, especialmente na categoria Angus Definido, sendo que três lotes disputaram ponto-a-ponto a vitória, destancando-se por pesos de carcaça próximos a 300kg, acabamento superior e excelente conformação. “O desempate se deu na idade dos animais, onde o lote campeão apresentou dente-de-leite e os demais dois dentes”, adiciona.

Veja a Classificação Completa
- Categoria Macho Angus Definido
         Lote Grande Campeão: Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello - Pelotas
         Lote Reservado Grande Campeão: Banhado Parceria Agricola e Pecuária – Aceguá
         Terceiro Melhor Lote: AML Agropecuária – Livramento e Manoel Viana
- Categoria Macho Cruza Angus
         Lote Grande Campeão: Aloísio Jacinto Cantão - Aceguá
         Lote Reservado Grande Campeão: Fazenda Pesqueiro - Camaquã
- Categoria Fêmea Definida:
         Lote Grande Campeão: Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello – Pelotas
- Categoria Fêmea Cruza Angus:
         Lote Grande Campeão: Pulqueria Agropecuária – São Sepé
         Lote Reservado Grande Campeão: PAP Rolin Acauan - Santana do Livramento

Fonte: Associação Brasileira de Angus. Imagens: Miguel Araujo

 
 
AML Agropecuária
Rua Silveira Martins, 1253 - Centro - CEP: 97573-511
Santana do Livramento/RS - Brasil
aml.agropecuaria@terra.com.br | +55 55 3242.4961